segunda-feira, maio 09, 2011

Positivismo

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças,
superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.

O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
O positivismo teve muita influência na literatura brasileira, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.


Embora o positivismo tenha tido grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as idéias de Comte foram duramente criticadas pela tradição sociológica e filosófica marxista, com destaque para a
Escola de Frankfurt.

Auguste Comte

Nome Completo 
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
Quem foi
Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia.
Nascimento
Augusto Comte nasceu na cidade de Montpellier (França) em 19 de janeiro de 1798.
Morte
Augusto Comte morreu na cidade de Paris (França) em 5 de setembro de 1857.
Principais realizações
- Criou a disciplina Sociologia;
- Criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo;
- Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados;
- Fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista.
Principais obras
- Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828)
- Curso de filosofia positiva, (1830-1842)
- Discurso sobre o espírito positivo (1848)
- Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1851)
- Sistema de política positiva (1851-1854)
- Catecismo positivista (1852)
- Apelo aos conservadores (1855)
- Síntese subjetiva (1856)
- Correspondência (1816-1857)
Frases
- "Muito mais do que o interesse é o orgulho que nos divide ".
- "Os céus proclamam a glória de Kepler e Newton ".
- "Conhecimento é poder."
- "Só os bons sentimentos podem vir juntos, os juros nunca forjou uma ligação duradoura. "
- "Viver para os outros é não somente um ato de dever, mas também um ato de felicidade . "

0 comentários:

Postar um comentário