terça-feira, março 29, 2011

Meu ponto de vista acerca do filme "Uma Verdade Incoveniente"

O filme mostra bem claro que alguns políticos realmente se importam com as mudanças climáticas que vem ocorrendo ultimamente e com o futuro do planeta.Porém,também mostra quão difícil e burocrático é esse assunto nas instituições públicas.Mesmo que se consiga criar leis a favor da diminuição da poluição e etc, é complicado colocá-las em prática e fazer com que realmente sejam levadas a sério.Os estudos mostrados foram realizados  há vários anos e ainda hoje não está sendo feita muita coisa para amenizar tal quadro estudado.Em meu ver,talvez seja por que esses dados,durante muito tempo,foram mantidos somente entre a comunidade científica e o Estado,que por motivos econômicos preferiu esconder os fatos.A população,parte integrante desse processo de degradação do meio ambiente,ficou sem o conhecimento desse processo.E por isso não teve como criar a consciência de que é necessário, para que ainda haja qualidade de vida no planeta, diminuir sua pegada ecológica.Foi somente após  grandes catástrofes, influenciadas por essas mudanças climáticas, que a população foi alertada dos problemas que estão assolando nosso planeta.Mas esse  alerta não mobilizou toda a sociedade.Ainda há muita gente que não se importa com o agravamento do aquecimento global.Muitas fábricas e indústrias desprezaram e em parte ainda desprezam esse assunto.Digo desprezar por que o que elas dizem fazer para o meio ambiente é feito com segundas intenções,pois visam o lucro.Como as pessoas estão começando a despertar uma consciência ecológica, as empresas que não se adequarem as leis de proteção ambiental,não desenvolverem uma produção sustentável e razoavelmente limpa,perderão lugar no mercado para os concorrentes que tomarem tal postura.
São exatamente os dados “escondidos” que são apresentados no filme e as suas respectivas conseqüências.São apresentados também estimativas de um futuro não muito agradável(para não dizer insuportável),se nós não mudarmos nossa forma desenfreada de consumo e ,conseqüentemente,de produção de lixo.Exemplos de dados são:
O aumento de dióxido de carbono,eliminado pelos escapamentos dos veículos movidos á combustíveis fósseis e pelas chaminés de fábricas, leva a um aumento da temperatura. O efeito estufa não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas, que retêm o calor.
A existência da atmosfera no nosso Planeta é essencial e esta, apesar de ser tão fina, nos últimos tempos, teve sua espessura aumentada. Os raios solares incidem na Terra e são refletidos em forma de raios infravermelhos. Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias consequências: Degelo das calotas polares, o que leva a uma falta de água doce na população (ex.: Argentina, Peru, Alpes), à subida do nível médio das águas do mar (podendo haver inundações e a costa ficar submersa) e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Ondas de Calor (ex.: Europa, Índia, EUA) ,Maior temperatura na origem de fortes tempestades, furacões, tornados (ex.: EUA, Japão), havendo destruição, mortes, refugiados ,Evaporação (nos oceanos e continentes) – quando a temperatura da água aumenta, aumenta também a velocidade do vento e há mais evaporação. Diminuição da espessura dos glaciares ( Água absorve 90% da radiação e aquece e o gelo reflete 90% da radiação e derrete) Ecossistemas desequilibrados e condições de vida do Planeta afetadas: falta de alimentos, muitas extinções, alterações dos ciclos reprodutivos dos seres vivos, branqueamento dos corais, novas doenças – insetos, parasitas, vírus, etc. e falta de habitats (ex.: O urso Polar que sem gelo, afogar-se-á) O ciclo das correntes marítimas é afetado, podendo ser alterado. Por vezes, pensa-se que a Terra é tão grande que não pode ser afetada pelo aquecimento global assim tão rapidamente mas, neste momento, isso não é verdade. O Ozônio é um gás que existe nas zonas mais altas da atmosfera, formando uma camada muito importante, pois absorve parte da radiação ultravioleta vinda do Sol e evita que esta chegue em grandes quantidades à superfície Terrestre. Nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição progressiva da camada de Ozônio, acentuando-se a destruição do buraco de Ozônio. Os CFC, libertados através do uso de sprays e dos frigoríficos, são os principais responsáveis por esta destruição, para além da poluição evidentemente. Se a camada de Ozônio continuar a diminuir à superfície terrestre, poderão chegar níveis elevados e perigosos da radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves em alguns seres vivos (ex.: câncer de pele no ser humano). É verdade que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem subido muito e a previsão para os próximos 50 anos não é nada agradável, podendo haver uma subida muito drástica e, conseqüentemente, temperaturas elevadíssimas.
Se a temperatura aumentar 2.5 ºC no global, em algumas regiões a temperatura vai aumentar drasticamente e em outras não aumentará muito. Nas regiões polares pode aumentar 6º C e nas regiões equatoriais pode aumentar apenas 0.5ºC. Há estudos que provam que as calotas polares desapareceram. O nosso planeta está caminhando para nunca mais haver eras glaciais (correspondem à queda da temperatura quando há uma diminuição de dióxido de carbono). Daqui a algum tempo, podemos deixar de respirar ar puro. Todos estes problemas afetam inteiramente a população, podendo esta vir a diminuir face aos problemas respiratórios, às novas doenças, à incapacidade de adaptação a um novo clima, às mortes causadas pelas catástrofes naturais, etc. Claro que, cada vez mais, as pessoas vão tomando consciência, tendo novas atitudes e o governo vai tomando novas medidas para a redução da emissão de gases, de maneira a que se possa evitar que aconteçam tais situações previstas. Há valores das emissões de GEE (gases com efeito de estufa) estipulados, mas nem sempre são cumpridos. Cada país tem a sua política e cada política tem a sua maneira de pensar e tentar resolver os problemas ambientais. Mas estas medidas nem sempre são suficientes para não afetar a Natureza e impedir as agressões ambientais e, como tal é necessário a colaboração e ajuda de cada cidadão.
Criar mais espaços verdes, plantar mais árvores de folha permanente, fazer mais campanhas de sensibilização, não destruir espaços verdes para construção, aumentar os transportes públicos e utilizá-los mais, investir em energias renováveis e cumprir com os valores das emissões de GEE estipulados são alguns pequenos gestos que podem favorecer a Natureza e, deste modo, evitar quaisquer problemas futuros.

1 comentários:

Marcos Vieira disse...

Gabrielle Figueiredo, está faltando conteúdo sugerido na sala de aula, mas o design do blog está ótimo.

Procure atualizar seu blog e conquistar leitores. (M.V)

Postar um comentário